📚 Antes da pausa de Verão, recebemos um presente especial! 

▶︎ Na AcademiaJung.com tivemos o prazer de receber da editora Leya a oferta de uma obra recentemente publicada em Portugal: “Carl Jung Simplificado” de Gary Bobroff. Este livro oferece uma abordagem acessível à psicologia analítica, apresentando as ideias de Jung de uma forma contemporânea. Convidamos o Dr. Manuel Luís da Costa Mendes Direito, médico tal como Carl Jung, a elaborar uma análise do livro. E é com grande satisfação que partilhamos a sua apreciação:

 
▶︎ "A obra Carl Jung Simplificado de Gary Bobroff, publicada em julho de 2024, consegue alcançar de forma exímia aquilo a que se propusera. Nesta, o autor, de um modo extremamente pedagógico, apresenta-nos aquelas que são as ideias basilares da psicologia Junguiana.

Começamos por uma introdução à psicologia de Jung, avançando para o papel da sombra de cada um, bem como a necessidade de realizarmos um trabalho interior, para uma descoberta do Self. Em seguida, é explicitada a forma como Carl Jung organizou os diferentes tipos de personalidades e, também, como conseguiu perceber a existência de arquétipos, ou seja, diferentes padrões de comportamento universais. Por fim, mergulhamos em temas um pouco mais complexos de interiorizar, como o Anima e Animus e o conceito de sincronicidade. As ilustrações e fotografias, daquilo que nos vai sendo transmitido ao longo do texto, permitem-nos vislumbrar com maior precisão muitos dos temas expostos. Para além disso, a forma como, no final de cada capítulo, são resumidos os conceitos chave do mesmo, acaba por criar, no seu conjunto, um pequeno dicionário acerca dos tópicos mais importantes retratados. Desta forma, é-nos possível recuperar rapidamente os conteúdos apreendidos anteriormente, e ainda, retirar dúvidas que nos surjam à medida que progredimos na leitura.

Contudo, não podemos simplesmente olhar para este livro como uma mera exposição de conceitos, pois, após a leitura, sentimos que conseguimos ficar mais perto de saber quem era verdadeiramente Jung e quais foram as suas influências, origens e legado. Percebemos a forma como Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi marcante para Carl Jung e fica, claramente, visível o que motivou a sua cisão. Além disso, é percetível a forma como Jung percorreu, de igual modo, um caminho de autoconhecimento, utilizando a sua própria mão como veículo da consciencialização do inconsciente através da arte.

Por fim, é possível observar o modo através do qual, já há mais de 60 anos, Carl Jung entendia que nos encontrávamos numa era de decadência das religiões e a abraçar a tecnologia como a nova divindade (algo que, nos dias de hoje, se veio a acentuar, cada vez mais, acarretando inúmeros perigos). Ademais, já reconhecia a necessidade de transformação de uma sociedade extremamente marcada pelo masculino (ação direta, clareza, certeza e verdade) em uma sociedade equilibrada entre o masculino e o feminino (recetividade, ser, matéria, sentimento terra e processos da natureza), isto é, já antevia a queda da predominância masculina, tratando-a como uma necessidade global.

Concluindo, considero este livro uma excelente opção para aqueles que, tal como eu, procuram saber mais acerca de Carl Gustav Jung. Este é uma excelente porta de entrada para o vasto e fascinante mundo que é a psicologia Junguiana, evidenciando tanto a sua relevância contemporânea quanto a sua indispensabilidade para vivermos uma vida plena."