html site templates

Curso Breve

"Jung e a Jornada do Autoconhecimento:
Em face da história do nosso tempo"

2022

Calendarização:

◆ 1.º encontro: 12 de outubro
◆ 2.º encontro: 19 de outubro
◆ 3.º encontro: 26 de outubro
◆ 4.º encontro: 02 de novembro
◆ 5.º encontro: 09 de novembro
◆ 6.º encontro: 16 de novembro
◆ 7.º encontro: 23 de novembro
◆ 8.º encontro: 30 de novembro
◆ 9.º encontro: 07 de dezembro
◆ 10.º encontro: 14 de dezembro

▻ Quartas-feiras - das 20h00 às 21h00, e das 21h30-22h30 (hora de Portugal Continental)
▻ Modalidade: ONLINE (via Zoom)

1

Apresentação

Neste curso breve, será feita uma apresentação prática e sempre em diálogo com os formandos, sobre o estado da humanidade e sobre as diversas capacidades de desenvolvimento e autoconhecimento que nos assistem. Não se trata de uma apresentação académica sobre Jung, nem de uma análise sociológica sobre a contemporaneidade, mas sim perceber – de um modo pessoal e vivencial – a forma extraordinária e apaixonante como Carl Gustav Jung compreendeu o seu tempo e todo o passado que lhe deu origem. Com efeito, Jung é um dos autores que não só apontou pistas como mostrou os caminhos que ele próprio transpôs no que à profundidade da psique diz respeito, e às inerentes capacidades de autossuperação da nossa espécie. Saibamos aprender essa tão necessária escuta ativa de nós mesmos e da história que nos precedeu, para que o nosso tempo também (nos) faça sentido, e possamos legar um futuro digno desse nome às gerações vindouras.

2

Interessado?

Se chegou aqui é porque sim. Mas, antes, não deixe de ler o seguinte texto do nosso Formador:

“Carl Jung lamentava a inexistência de ‘escolas para adultos’, dado o elevado índice de iliteracia emocional. Com efeito, a incapacidade para gerirmos as nossas vidas manifesta-se calamitosa num mundo que se revela cada vez mais tecnologicamente evoluído e cada vez mais capaz de rapidamente destruir tudo o que existe num apocalipse também ele tecnológico.
Aprendemos de tudo, desde a engenharia de partículas mais avançada à forma ideal de limpar as partículas de sujidade da cozinha… mas ninguém nos ensina a lidar com as nossas emoções, sentimentos e estados de ânimo. Em suma, não sabemos lidar com o mundo da afetividade, e é nesse campo que a psicologia fundada por Carl Jung se manifesta preciosa: a Psicologia Analítica ensina-nos a lidar com as fontes da nossa afetividade – o mundo dos arquétipos biológicos.
Como Jung escrevia em 1936: ‘quando somos cegos pelo instinto, acreditamos ingenuamente que todos vêm as coisas do mesmo modo que nós. É algo que se aplica igualmente à psicologia do amor. O homem presume que a mulher gosta das mesmas coisas que ele. A ruína do mundo consiste exatamente no facto de (...)’” CONTINUE A LER AQUI:
https://www.facebook.com/iaap.pt/posts/1251262108367897 

3

Sobre o Formador

JOÃO CARLOS MAJOR é Psicólogo Clínico, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP. Conta com décadas de experiência clínica mas também docente em Psicologia: foi cofundador do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Católica Portuguesa - UCP e docente dos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento dessa Universidade; atualmente é o Diretor da Academia Internacional de Psicologia Analítica, escola de referência no ensino da Psicologia Analítica em Portugal.
Do seu percurso académico, destaca-se o Doutoramento em Psicologia obtido na Universidad de Extremadura - UEX (Espanha), com nota máxima; de notar, também, ser Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa - UCP; Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia - ISMAI; Mestre em Filosofia, com especialidade em Ciências Cognitivas, pela Universidade Católica Portuguesa - UCP; e Mestre em Psicologia pela Universidad de Extremadura - UEX (Espanha).
No seu website, podem-se encontrar mais pormenores e outras referências pessoais: www.jcmajor.iaap.pt  

4

Inscrição

- Pagamento inicial (a título de inscrição): 100€ 
- Valor restante: 200€ (a pagar até: 7 de outubro de 2022).
   • Dos valores pagos, serão emitidas Faturas-Recibo, válidas como despesas de educação em sede de IRS.
   • Em caso de desistência, os valores pagos não serão devolvidos.
  
► Transferência Bancária:
     CONTA CGD: 0385005112600
     IBAN: PT50003503850000511260011
     BIC SWIFT: CGDIPTPL 

► Se pretender efetuar o pagamento por MBway ou Paypal, entre em contacto connosco.

Para efetivar a inscrição, envie o comprovativo do pagamento juntamente com um CV breve para:
academia@iaap.pt
  ◉ Atenção: as vagas são limitadas e sujeitas a uma entrevista online (via Zoom), prévia à eventual aceitação no curso.
                                 

A Psicologia Analítica, criada pelo Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta Carl Gustav Jung (1875-1961), é um importante instrumento para a busca de compreensão e de sentido vital (o denominado “processo de individuação”); proporcionando, simultaneamente, uma prática clínica eficaz, capaz de responder ao nível dos conflitos mais fundamentais.

Mais vídeos? Subscreva o Canal JungLAB do Youtube:
youtube.com/c/junglab

© Copyright 2022 | All Rights Reserved
Última atualização: 01-10-2022