Mobirise
site builder

Academia Internacional de Psicologia Analítica
Um farol junguiano para o mundo

Somos - desde 2013 - orgulhosamente, uma associação independente(*) de psicólogos junguianos. A nossa missão é divulgar as ideias de Carl Gustav Jung, cujo trabalho permanece muito inexplorado, mesmo entre os 'junguianos'.
Estamos sedeados em Portugal mas as nossas intenções são globais. Continuando a vocação dos navegadores portugueses, famosos por terem dado novos mundos ao mundo, navegamos no psiquismo: como 'psiconautas', abraçamos este mundo de descobertas que a psique representa.
(*) Note-se que não temos intenção de estar associados, nem temos qualquer conexão, com a “International Association for Analytical Psychology”.

Sobre nós
A Academia Internacional de Psicologia Analítica | International Academy of Analytical Psychology, surgiu da necessidade de orientar estudantes de Doutoramento e de Pós-Graduação em Psicologia na área de especialidade de Psicologia Analítica, em Portugal, em conexão com Universidades estrangeiras. Não existindo quem fizesse o acompanhamento académico deste tipo de investigadores, foi fundado um núcleo independente de apoio com o objectivo de colmatar tão grande lacuna formativa em Portugal. Entretanto, a ideia que preside à nossa Academia foi evoluindo e engloba agora um conjunto de outros colaboradores e formações, bem como supervisão pedagógica e clínica quer na área da Psicologia Analítica como na área da Psicologia Clínica, únicas no seu género em Portugal.

Mobirise

Não podemos deixar de referir que somos os detentores da primeira formação em Psicologia Analítica acreditada em Portugal (em 2018) pela Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP: "Promoção, Prevenção e Intervenção em Saúde Mental: Na perspectiva da Psicologia Analítica" - Código da acção: 231.1 - conferindo 60 créditos na área de especialização de Psicologia Clínica e da Saúde.


Um pouco mais da nossa história e contexto
A abrangência dos pressupostos da Psicologia Analítica aliada aos mais recentes desenvolvimentos nas Neurociências, nas Ciências Cognitivas e na Etologia permite um ângulo mais abrangente de observação e compreensão das diversas questões da profundidade humana, nomeadamente as raízes filogenéticas/arquetípicas — mecanismos biológicos evolutivamente antigos — subjacentes ao comportamento humano e de como tais mecanismos se atualizam dinamicamente nos diversos contextos culturais.
A Psicologia Analítica, compreensivelmente, tem vindo a ser alvo de grande interesse por parte de muitos profissionais de saúde pelo mundo inteiro, devido ao seu caráter integrador e de eficácia terapêutica; lamentavelmente, encontra-se esquecida e, de uma forma séria e científica, pouco divulgada em Portugal. Daqui a salutar vantagem de difundir, discutir e aplicar os seus fundamentos e técnicas psicoterapêuticas, tão úteis face às necessidades da vida ocidental contemporânea.
Acrescido a esses fatores, esta abordagem teórico-prática encontra fundamentação filosófica na tradição fenomenológica da “Escola de Braga” bem como da sua práxis humanista e junguiana, como — por exemplo — as entendeu e praticou o Professor João Rodrigues Mendes, SJ (1910-1972) e o Professor Diamantino Martins, SJ (1910-1979), vultos sonantes da Faculdade de Filosofia de Braga - FacFil, a primeira Escola Superior não estatal a conferir graus académicos de Licenciatura e Doutoramento em Portugal. Escola que encontra a sua génese no ano de 1934, quando os jesuítas estabeleceram na Rua de S. Barnabé o Instituto Beato Miguel de Carvalho para o estudo da Filosofia. Em 1967, o Instituto foi elevado à categoria de Faculdade e tornou-se na primeira Faculdade da Universidade Católica Portuguesa – UCP; Faculdade, todavia, fundida em 2015 com a Faculdade de Ciências Sociais, originando uma nova Faculdade.
A Academia de Psicologia Analítica — fundada em 2013 pelo psicólogo clínico e então professor da FacFil, o Professor Doutor João Carlos Major, coadjuvado por outros colegas — assume-se como uma herdeira natural da tradição junguiana, dessa saudosa e memorável Escola Bracarense

A Direção da Academia

(Psicólogo Clínico)
Diretor

(Psicólogo Clínico)
Diretor Adjunto

DOCENTES E COLABORADORES DA
ACADEMIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA ANALÍTICA

Álvaro Balsas, sj, PhD, Físico e Filósofo (Portugal)

Ana Fátima Rodrigues, Psicóloga Clínica (Brasil)

Célia Maria Fonseca Soares, Psiquiatra (Portugal)

João Carlos Major, PhD, Psicólogo Clínico (Portugal)

João Diogo Vedor, Psicólogo Clínico (Portugal)

João Garcia Miguel, PhD, Artista Performativo (Portugal)

João Mendes, Psicólogo Clínico (Portugal)

Jorge Esteves, Psicólogo Clínico (Portugal)

Maria Luísa Albuquerque, Psicóloga Clínica (Portugal)

Miguel Cerqueira, Psicólogo Clínico (Portugal)

Paulo Azevedo, Psicólogo Clínico (Portugal)

Rodrigo Pereira Ceccon, Psicólogo Clínico (Brasil)

Tatiana A. Santos, Psicóloga Clínica (Portugal)

Zeferino Venade Ribeiro, Psiquiatra (Portugal)

© Copyright 2022 | All Rights Reserved
Última atualização: 01-10-2022